Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

 

 

Santa Casa promove exposição no âmbito

do Projeto "ECOS"

A formação do Projeto ECOS iniciou em 2008 através do, então, Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS—CreScER). Com a extinção do CLDS o projeto não terminou, foi antes evoluindo. Começou-se, então, a alargá-lo a outras freguesias que não apenas a da Matriz. Atualmente, no projeto de 2013/2014 estiveram envolvidas formandas das freguesias da Matriz, Conceição e Ribeira Seca. A formação decorreu em salas cedidas pela Junta de Freguesia da Conceição e Junta de Freguesia da Ribeira Seca. 

Esta formação decorre desde Novembro de 2013 e terá o seu término em Agosto de 2014.
Mantém-se esta formação de ocupação de senhoras beneficiárias de Rendimento Social de Inserção, tentando, por um lado, suprir as dificuldades de inserção em mercado de trabalho ou noutras formações por parte dos serviços/entidades responsáveis e, por outro, no sentido de estimular o desenvolvimento de competências pessoais, sociais, de criatividade e adoção de comportamentos sustentáveis fomentando sempre a ideia da renovação, reutilizando e reciclando muitos dos materiais utilizados ao longo da formação.

Nesta edição estiveram presentes 32 formandas (9 da Matriz, 7 da Conceição e da 16 Ribeira Seca). Felizmente, cerca de 12 foram integradas em programas FIOS, PROSA e RECUPERAR. Atualmente, ainda frequentam cerca de 20 formandas.
Enquanto formadoras/facilitadoras estiveram presentes duas Ajudantes Sócio-Familiares e uma Irmã da Congregação Irmãs Reparadoras Missionárias da Santa Face.

Este projeto não seria possível também sem a participação de todas as técnicas envolvidas na intervenção social das freguesias e que estão presentes tanto no Núcleo de Ação Social da Ribeira Grande como na Santa Casa da Misericórdia da Ribeira Grande.

Todos os anos, é solicitada aos serviços a manutenção desta formação, havendo sempre muita vontade por parte das formandas em continuar a participar, no entanto, os serviços assumem também a necessidade, não apenas de reciclar os conteúdos, como também em inscrever novos participantes. Neste sentido, o projeto continuará no próximo ano com outras novidades!

 

 

Voltar